quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DESCASO: Lixo cai do caminhão coletor em plena luz do dia

Da Assessoria

Nesta terça(30/08), quem entrava ou saia de nossa cidade teve uma surpresa desagradável na Avenida Marciano de Barros, Jardim São Luiz. O caminhão que efetuava a coleta deixou esparramar lixo por onde passava, um amigo registrou em fotos o descaso.
Fico indignado com esses acontecimentos, pois a população não poupa os vereadores, escutamos reclamações que caberiam ao responsável pela coleta do lixo, mas somos os representantes do povo, e a nossa obrigação é cobrar e fiscalizar a prefeitura.
Fiz um pedido para que os caminhões coletores de lixo fossem lonados, mas nada foi feito e o resultado está nas fotos, onde o lixo está derramado defronte a Oficina de calhas do Chiquinho.

domingo, 28 de agosto de 2011

Celepar recebe vereadores de Jacarezinho no Paraná em Ação

De Programa Paraná em Ação

Os vereadores Edilson da Luz e Wanderlei Amancio de Morais (Wandinho) no estande da Celepar. Eles querem replicar a experiência na região do Norte Pioneiro. Foto: Eloir José Sbalqueiro

Os vereadores de Jacarezinho Edilson da Luz e Wanderlei Amancio de Morais (Wandinho) passaram dois dias no Paraná em Ação para, como disseram, "melhor conhecer esse projeto do governo do estado". Eles vieram a convite da Celepar e do secretário Wilson Quinteiro.

"A gente percebeu a importância social desta ação que está ajudando as pessoas mais simples das comunidades locais. E a nossa expectativa é que o projeto seja levado para nossa região". Os dois vereadores parabenizaram o governo do estado pela promoção do evento.

Recentemente, Edilson e Wandinho receberam a equipe da Celepar na Câmara Municipal de Jacarezinho, oportunidade em que a empresa apresentou projetos que estão sendo realizados juntos aos órgãos públicos estaduais na região do Norte Pioneiro. Os trabalhos do Paraná em Ação prosseguem até às 17h00 de amanhã (28), no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, em Sarandi.


Projeto de inclusão digital é destaque no Paraná em Ação
O projeto de inclusão digital “Com você nas redes sociais”, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), é uma das novidades desta primeira edição de 2011 do programa Paraná em Ação, que acontece neste fim de semana em Sarandi, região Noroeste do Estado. Três monitoras auxiliam o público a navegar gratuitamente neste universo e, principalmente, a criar suas próprias redes de relacionamento, através de 10 computadores instalados no estande da empresa.

O secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, destaca a importância dessas parcerias para o sucesso do evento. A Celepar, segundo ele, desempenha um papel fundamental, já que provê a infraestrutura básica de informática para que o Paraná em Ação possa prestar atendimento ao cidadão.

Os frequentadores do estande da Celepar, a maioria adolescentes sem computador em casa, procuram extrair o máximo possível de informações durante o período em que estão recebendo orientações da equipe técnica. Além disso, eles recebem uma cartilha com um ”mascote” apresentando a empresa e dicas de informática, através de jogos e brincadeiras.

“Bacana. Valeu a pena estar aqui”, disse Alefem Mateus Tomacheski, 11 anos, empolgado com a chance de navegar pela internet, o que não pode fazer em casa. Outro exemplo é o de Vitor Torugo, 10 anos, que também achou ”bacana” esta interação com o computador. Ele veio acompanhado pela mãe, Lucilena Bandera, que elogiou o programa.

Mas a participação da Celepar no Paraná em Ação vai muito além do projeto de inclusão digital e do atendimento direto ao cidadão. Uma equipe de técnicos de Curitiba e dos núcleos regionais da Celepar de Maringá e de Umuarama trabalha cerca de 10 horas por dia, desde o início da semana, para que o evento funcione normalmente. A empresa responde pela infraestrutura que permite o funcionamento de 60 computadores instalados nos estandes dos vários parceiros do evento.

Além da montagem e configuração de todas estas máquinas, a Celepar tem por missão, até domingo (29), prestar suporte técnico à logística de informática. Outra atribuição da empresa é permitir o acesso à internet sem fio no Paraná em Ação.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DESCASO: Prefeitura de Jacarezinho não renova convênio e prejudica estudantes

Repasse de três mil mensais ajudava alunos jacarezinhenses

JDS Comunicação

A não renovação do convênio entre a Prefeitura de Jacarezinho e o Colégio Agrícola Estadual de Cambará, prejudicou a vida estudantil de muitos jovens. Recentemente o vereador do PSDB, Edilson da Luz elaborou um requerimento onde pedia informações sobre a renovação do convenio neste ano.

Em resposta em forma de ofício a prefeitura alegou que em 2010 alunos e colégio passaram o ano em desentendimento quanto ao uso do repasse dos três mil reais mensais. O documento ainda termina com a seguinte justificativa por parte da administração. “Decidiu-se por não renovar o convênio pelos motivos expostos, visto que, no presente ano letivo, sendo muito mais alunos, os recursos disponíveis em nada ajudariam”.

Para o vereador tal afirmação não é real. “Como que três mil reais mensais não ajudam os estudantes? Agora sem esta ajuda eles continuam estudando e precisam do dinheiro do mesmo jeito. Mesmo sendo este pouco recurso como cita a Secretaria de Educação, Laura Lemos no documento, os alunos não podem parar os estudos”, afirma Edilson.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O direito ao esperneio

O direito ao esperneio
Por Edílson da Luz (*)

Uma expressão latina muito comum ao meio jurídico - jus sperniandi -  numa tradução livre significa o direito de espernear, isto é, aqueles que vêm algum direito seu ferido podem recorrer à Justiça para solicitar a reparação ao dano. Na política não é diferente. Quando um grupo minoritário é alijado do centro de decisões e se posiciona como adversário ao governo muitas vezes só lhe resta o direito ao esperneio, mesmo que para isso seja necessário recorrer à distorção dos fatos ou à mentira mais deslavada para convencer os incautos. Espernear é o que resta à oposição ao governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa do Paraná, reduzida a meia dúzia de parlamentares filiados ao PT e um do PMDB.

Cientes de que o tema privatização tem forte apelo popular, capaz de colocar setores da sociedade contra o governo caso haja alguma iniciativa nesse sentido, os deputados oposicionistas, aliados a veículos de comunicação que desconhecem nossa realidade, alardeiam que o governador pretende privatizar a Copel (e a Sanepar). Com o título "A privatização volta à pauta", uma revista de circulação nacional (Carta Capital) publicou matéria no dia 11 de agosto na qual se afirma que "a criação de uma agência reguladora estadual de serviços públicos tem sido vista como uma maneira de facilitar o caminho para a venda da Copel, a última estatal paranaense". A revista se agarrou a um dado concreto – o envio de um projeto do governo que pretende criar Agência Reguladora do Estado (Agepar) para, a partir daí, manipular as informações e deduzir que este seria o "caminho para a venda da última das companhias estatais, a Copel, de energia elétrica".

Ocorre que, na tarde de terça-feira (dia 2), nove dias antes da publicação da matéria, o Projeto foi retirado da pauta da Assembleia Legislativa do Paraná , graças a um acordo entre oposição e governo. O governador Beto Richa decidiu retirar o projeto criando a Agência Reguladora da Assembleia para que não exista a mais remota suspeita sobre as intenções do governo. O projeto foi retirado a fim de que fosse reformulado para deixar bem claro que não existe qualquer possibilidade de privatização de empresas públicas do Paraná. A Agência regulará atividades concedidas nas quais o Estado seja minoritário ou não tenha participação. Serviços em que o Estado for majoritário, como é o caso da Copel (e Sanepar) não precisam de regulação ou são regulados por agências federais.

A intenção do governador Beto Richa, manifestada no período eleitoral e reafirmada sempre que necessário, é fortalecer as empresas públicas paranaenses. A Copel registrou um lucro líquido de R$ 642,3 milhões no primeiro semestre deste ano, resultado 12,5% superior aos R$ 570,7 milhões apurados no mesmo período de 2010. As disponibilidades financeiras da Companhia serão de extrema importância para a materialização dos investimentos em expansão e modernização do sistema elétrico do Paraná para permitir atendimento adequado ao crescimento econômico e desenvolvimento social do Estado.

Por sua vez, as ações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tiveram uma valorização de 67,71% nos primeiros sete meses do ano, entre as dez mais valorizadas do Brasil em 2011. A valorização reflete a confiança no Governo do Estado do Paraná, acionista majoritário da Sanepar, e na nova gestão da companhia. O Governo do Estado é o maior acionista da Sanepar, com 60% do capital votante.

O compromisso do governador, portanto, deixou para trás a fase dos discursos e adentrou na da ação. E suas ações estão produzindo resultados importantes nesses poucos meses do mandato, razão pela qual 47 dos 54 deputados estaduais estão apoiando seu Governo.
(*) Edílson da Luz (PSDB) é vereador em Jacarezinho

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PARQUE ECOLÓGICO: Playground seria forma de lazer para crianças em Jacarezinho


Objeto poderia ser instalado no Parque Ecológico
JDS Comunicação
As crianças e adolescentes de Jacarezinho têm poucas opções de lazer nos finais de semana. Com a recém construída pista de skate no Parque Ecológico os jovens que gostam do esporte já utilizam o espaço para recreação. Para o vereador do PSDB na cidade, Edilson da Luz, a prefeitura poderia construir no local um playground para recreação de crianças e adolescentes.
Na ultima seção, terça-feira (9) o vereador fez uma indicação onde pede a realização de estudos para saber se há possibilidade de ser instalado um playground no local. “Com isto seria ampliadas as opções de lazer na cidade”, acredita Edilson.
“O direito ao lazer está consagrado na Constituição da República, devendo o Poder Público tomar as medidas necessárias para sua concretizá-lo”, afirma o vereador. Para Edilson a presença de pessoas que não praticam o esporte (skate) no parque já é uma forma de demonstrar para a administração que precisa de mais opções de lazer no local.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Edilson da Luz pede realização de concurso para cargos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Indicação pede criação para cargos de biólogos, fiscais de nível superior, geólogo, engenheiro ambiental, agrônomo e veterinário

JDS Comunicação

O vereador Edilson da Luz (PSDB) pediu em indicação na ultima seção da Câmara a realização de concurso público para os cargos de biólogos, fiscais de nível superior, geólogo, engenheiro ambiental, agrônomo e veterinário para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo o vereador, o pedido foi feito devido a necessidade de contratar profissionais qualificados e de estruturar a secretaria para o exercício de suas atribuições. O concurso facilitaria a obtenção de recursos públicos federais e estaduais, como também de recursos privados.

"Há poucos cargos de provimento efetivo na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, sendo sua maior parte ocupada por cargos de provimento em comissão", garante Edilson

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Parque Bela Vista: Vereador pede ATI para moradores

O vereador Edilson da Luz entrou com a Indicação n.284/2011 solicitando a instalação de uma Academia da Terceira Idade(ATI) nas proximidades da igreja Sagrado Coração de Jesus, no Parque Bela Vista.
Para Edilson, os equipamentos são investimentos em prol da saúde, pois estudos comprovam que as atividades físicas para terceira idade previne doenças e socializa nossos idosos da melhor idade.
" A comunidade do parque Bela Vista e redondeza será beneficiada, daqui uns tempos, vamos ter ATIs espalhadas pela cidade, e o resultado será visível", finaliza o vereador tucano.

Foto Ilustrativa

Jacarezinhenses mostram resultados no Governo do Paraná


Os amigos e Jacarezinhenses Luiz Tarcisio Mossato Pinto(Presidente) e Antenor de Matos Pinheiro, popular Nô, (Diretor Financeiro) dão prova da capacidade que os filhos desta terra tem, e o povo do Paraná será o grande beneficiado, segue matéria da assessoria do IAP, onde desejo aos nossos irmãos continuidade ao empenho e dedicação frente ao órgão.
Edilson, Tarcísio, Wandinho e Antenor "Nô"

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) reduziu em R$ 800 mil, nos primeiros seis meses da nova gestão, os gastos com a manutenção da frota de carros, combustível e diárias, em comparação com o mesmo período do ano passado. Estima-se que com o dinheiro economizado seja possível pagar o combustível que será usado pelo órgão nos próximos seis meses para percorrer todo o Estado.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) reduziu em R$ 800 mil, nos primeiros seis meses da nova gestão, os gastos com a manutenção da frota de carros, combustível e diárias, em comparação com o mesmo período do ano passado. Estima-se que com o dinheiro economizado seja possível pagar o combustível que será usado pelo órgão nos próximos seis meses para percorrer todo o Estado.
O controle dos gastos não afetou o atendimento à população. Segundo o diretor financeiro, Antenor de Matos Pinheiro, a economia se deve à reestruturação do órgão.
Nada deixou de ser feito, apenas cortamos os gastos desnecessários e procuramos otimizar as tarefas. Para isso contamos com o apoio de toda a equipe”, explica.
O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, afirma que os números mostram como é possível racionalizar os gastos sem prejudicar o funcionamento do Instituto.
Com um pouco de empenho e dedicação de cada um é possível economizar ao mesmo tempo em que se garante a qualidade dos serviços, disse.
Segundo ele, a reorganização é um processo que passa pela melhor distribuição de tarefas e funções e pela racionalização das despesas.

ARRECADAÇÃO 
A arrecadação de multas no primeiro semestre também teve aumento em relação ao mesmo período do ano passado, da ordem de 9,2%. São recursos que compõem o Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema).
Segundo o diretor financeiro esse aumento não inclui os resultados do mutirão realizado pelo corpo jurídico do órgão em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) no mês passado, e que mandou para execução judicial mais de 1200 processos.Ainda não houve tempo suficiente de arrecadar os valores referentes a esses processos, que devem ser recebidos ao longo dos próximos meses. Esse recurso vai ajudar a reestruturar o IAP, disse.
Também vai contribuir para a reestruturação do Instituto e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos o projeto de descentralização do IAP. Algumas prefeituras já estão se estruturando e o IAP está se organizando para que sejam firmados convênios de descentralização de alguns serviços, informa o engenheiro florestal do IAP José Luiz Bolicenha.